A campanha Dezembro Laranja, renomeada para Verão Laranja, foi estendida até o mês de abril. A medida foi tomada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), pois com a radiação solar cada vez mais forte nos primeiros meses do ano, os casos de câncer de pele tem aumentado no país. Logo, é preciso continuar informando a população sobre as suas principais formas de prevenção.
A principal recomendação é reduzir a exposição desprotegida ou exagerada ao sol. O horário a ser evitado vai das 9h às 15h. Além disso, o filtro solar indicado deve ter fator de proteção superior a 30. As pessoas de pele mais clara devem usar protetor com fator 50 ou 70, além de óculos e chapéu.
O guarda-sol de lona protege muito mais do que o de plástico. Contudo, como a areia da praia reflete a radiação, mesmo à sombra é preciso usar filtro solar. A radiação ultravioleta provoca uma série de danos à pele: os benignos, como envelhecimento precoce, perda da elasticidade, rugas, manchas, diminuição de colágeno, e os malignos, relacionados ao câncer de pele.
Por isso, é importante que as áreas descobertas do seu corpo estejam protegidas quando expostas ao sol, mesmo em dias frios e nublados. A Sociedade Brasileira de Dermatologia orienta que as pessoas se examinem com regularidade, consultando um dermatologista em caso de suspeita.