Junho Vermelho: doe sangue, doe vida!

Junho Vermelho: doe sangue, doe vida!


No dia 14 de junho foi comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, e durante todo o mês a campanha Junho Vermelho tem o papel de levar mais informação e conscientização às pessoas a respeito da importância da doação de sangue!

O movimento acontece em Junho por ser a época do ano em que as doações de sangue caem: devido às baixas temperaturas, a frequência pode reduzir-se à metade. Por isso é muito importante a colaboração!

Existem alguns requisitos para a doação de sangue, estabelecidos para a segurança de quem doa e recebe a transfusão. Eles visam evitar a transmissão de doenças, sobretudo porque o organismo de quem recebe o tecido está fragilizado. Entre as restrições temporárias estão os casos de doenças virais, tatuagens recém feitas, extração de siso, etc.

Além disso, alguns critérios devem ser seguidos:

  • Ter entre 16 e 69 anos, sendo necessário consentimento formal do responsável legal para os menores de 18 anos e que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos para pessoas com idade acima;
  • Pesar no mínimo 50Kg;
  • Ter dormido no mínimo 6 horas dentro das últimas 24h;
  • Estar bem alimentado, mas evitar alimentos muito gordurosos nas horas que antecedem;
  • Esperar 2 horas após o almoço;
  • Apresentar documento de identificação emitido por órgão oficial (CNH, carteira de identidade, passaporte etc);
  • Se não for a primeira doação, ter feito o intervalo mínimo de 2 ou 3 meses, conforme o sexo, entre uma doação e outra.

O sangue doado é usado em tratamentos de pacientes com câncer, que possuem doenças crônicas, em cirurgias, atendimentos de emergência e diversas outras situações.

Por isso, toda doação é muito importante: a solidariedade é capaz de salvar vidas!