Coronavírus: o que você precisa saber

Coronavírus: o que você precisa saber


O coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente, chamado de COVID-19, foi descoberto em 31 de dezembro de 2019, após casos registrados na China. No início da doença, não existe diferença quanto aos sintomas de uma infecção pelo coronavírus em comparação com os demais vírus. Por isso, é importante ficar atento às áreas de transmissão local.

Os sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes aos de um resfriado. Além disso, a sua transmissão é menos intensa que o vírus da gripe. No entanto, a doença ainda está sendo estudada para caracterizar melhor os seus sinais. Os principais sintomas conhecidos até o momento são: febre, tosse e dificuldade para respirar.

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias. As recomendações incluem lavar as mãos frequentemente com água e sabonete ou desinfetante à base de álcool, evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas, assim como também contato próximo com pessoas doentes, dentre outras.

A transmissão dos coronavírus costumam ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas. Contudo, é importante lembrar que o uso da máscara é indicado para quem tem os sintomas, profissionais da saúde ou quem está cuidando de pessoas com os sintomas! A máscara tem vida curta, umidifica e perde a validade de proteção.

Diariamente, o Ministério da Saúde atualiza os dados acerca do número de casos confirmados da doença no Brasil e no mundo. Os dados estão disponíveis na Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (IVIS), disponível no endereço eletrônico: http://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus/

Além disso, há o aplicativo Coronavírus-SUS para conscientizar a população sobre o COVID-19, informando quais são os seus sintomas, quais são as formas de prevenção, o que fazer em caso de suspeita de infecção, quais são as unidades de saúde mais próximas a você e demais informações oficiais do Ministério da Saúde com foco no coronavírus.