Dezembro Vermelho: a favor da vida contra a Aids!

Dezembro Vermelho: a favor da vida contra a Aids!


Dezembro é o mês da campanha direcionada a sensibilizar a população sobre a prevenção e o tratamento precoce contra o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). O período, denominado Dezembro Vermelho, foi escolhido pelo Ministério da Saúde em razão do Dia Mundial contra a Aids, celebrado no mundo inteiro em 1º de dezembro.
Embora o número de casos de HIV tenha diminuído no Brasil como um todo, há muita desigualdade entre os estados. Não é uma doença que está sob controle: estudos mostram que a epidemia está concentrada em determinadas populações e parcelas específicas da população.
O vírus da Aids é transmitido por meio de relações sexuais com penetração, através do compartilhamento de seringas (por exemplo, para uso de drogas ou aplicação de hormônios), de acidentes com materiais perfurocortantes (no caso de profissionais de saúde) ou através do sangue (como em transfusões ou então durante o parto, da mãe para o filho).
Além do uso da camisinha, é fundamental fazer o teste precocemente; realizar o tratamento adequado do HIV e de qualquer outra IST; pois quanto mais precoce e adequado ele for, a carga viral, que é a quantidade de HIV no organismo, será indetectável, impedindo a pessoa de adoecer, desenvolver Aids e até mesmo de transmitir o vírus para outra pessoa, tornando-se, também, importante aliado na prevenção de novos casos.