O Dia Mundial de Prevenção do Suicídio ocorreu no dia 10 de setembro, mas, durante todo o mês, a campanha Setembro Amarelo possui o papel de informar e, principalmente, romper o silêncio e o receio enraizado na sociedade de discutir sobre um assunto tão sério como é o caso do suicídio.
A iniciativa, do Centro de Valorização da Vida (CVV), foi criada para mostrar a importância de falar sobre saúde mental e prevenção ao suicídio, que ainda são vistos como um tabu pela sociedade. De acordo com o CVV, a cada 45 minutos um brasileiro tira a própria vida. Enquanto isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) revela que 322 milhões de indivíduos no mundo possuem depressão.
“O suicídio é a única causa de mortalidade que não teve redução no número de casos nos últimos 50 anos”, informa a OMS. “É possível preveni-lo, desde que, entre outras medidas, os profissionais de saúde de todos os níveis de atenção estejam aptos a reconhecer os fatores de risco presentes, a fim de determinar medidas para reduzir tal risco”.
E como ele está relacionado ao aumento do número de transtornos mentais na nossa sociedade, tais como a depressão, o alcoolismo, o transtorno bipolar, o transtorno borderline e transtornos de ansiedade etc., é necessário tratamento adequado, assim como todas as demais doenças. Logo, procurar a ajuda de um profissional da saúde é o mais recomendado.
Porém, a divulgação de informações sobre o tema é uma das principais formas de combater o problema. Em conjunto, as pessoas podem divulgar a causa e incentivar as demais. As ações na rua, como caminhadas, passeios ciclísticos, roupas amarelas ou simplesmente o uso do laço amarelo no peito, despertam a atenção e contribuem para a conscientização.
A campanha é apenas em setembro, mas falar sobre prevenção do suicídio em todos os meses do ano é fundamental para quebrar os paradigmas associados ao assunto e garantir mais visibilidade à ideia! Por isso, é importante conversar com amigos, familiares e, se precisar, o Grupo PAF tem à disposição de seus associados, os Espaços Saúde, com profissionais dedicados a cuidar da sua saúde mental, além de toda a rede credenciada à Unividas, com especialidades também nessa área.