Alimentação equilibrada, exercícios físicos regulares e descanso adequado: esses três fatores, quando bem alinhados, não só ajudam a viver melhor como a viver mais.
Envelhecer faz parte da vida, porém alguns hábitos nocivos são a principal causa para um envelhecimento precoce ou pouco saudável. E são justamente aqueles que cometemos no dia-a-dia e, em meio à atribulada rotina, sem nem nos darmos conta: estresse, poucas horas de sono, falta de hidratação, sedentarismo, etc. Portanto, se você busca uma vida melhor e mais longa, essas dicas podem ajudá-lo a atingir seu objetivo:
Beba água!
Mantenha seu organismo sempre hidratado e não espere sentir sede para beber água: ela já é um sinal de desidratação. O ideal é que se consuma, pelo menos, dois litros de água por dia.
Respire bem
Respirar é algo tão automático que nem ao menos notamos que estamos fazendo. Porém, o ciclo incorreto da inspiração-expiração do ar pode alterar o metabolismo do corpo, fazendo com que os órgãos fiquem em déficit, causando aumento da pressão arterial, dor torácica, sobrepeso e obesidade. Lembre-se: inspire e expire o ar com calma e sem pressa.
Sono regulado
Estudos sugerem que a falta de sono crônica pode ter um impacto negativo nas funções metabólicas e endócrinas. O efeito de uma madrugada em claro é semelhante ao de uma embriaguez leve: a coordenação motora é prejudicada e a capacidade de raciocínio fica comprometida, ou seja, sem o merecido descanso o organismo deixa de cumprir uma série de tarefas importantíssimas.
Mova-se!
O sedentarismo, por si só, já aumenta o risco de doença coronariana em, pelo menos, uma vez e meia; enquanto exercícios diários moderados ajudam a aumentar o tempo de vida em até seis anos.Pequenas mudanças de hábito e até mesmo atividades do cotidiano, como lavar o carro ou passear com o cachorro, podem contribuir na hora de sair do sedentarismo, incentivando à prática de exercícios e promovendo uma melhor qualidade de vida.
Coma bem
Um dos segredos da longevidade pode estar em seguir uma conhecida recomendação dos médicos: comer pelo menos cinco porções de frutas e vegetais todos os dias. Um estudo sueco publicado em 2013 revelou que quem segue essa recomendação vive, em média, três anos a mais do que quem nunca consome frutas e vegetais.