O objetivo do Janeiro Branco é chamar atenção para a saúde mental e promover conhecimento e a compreensão sobre temas como depressão, ansiedade e fobias. A escolha do mês não é por acaso, pois neste período há o aumento de ansiedade pela frustração de não ter cumprido metas ou pelo anseio por mudanças.
A ideia é que, aos poucos, uma cultura da saúde mental seja fortalecida e disseminada na sociedade brasileira, com desmistificação de crenças populares sobre o assunto. Afinal, o Brasil é um dos países mais ansiosos do mundo. São mais de 13 milhões de brasileiros com algum transtorno de ansiedade.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma a cada quatro pessoas vai sofrer com algum transtorno mental durante a vida. Só a depressão afeta mais de 300 milhões de pessoas em todo mundo e é a principal causa de incapacidade. Contudo, os investimentos dos países no tratamento ainda assim não correspondem à alta demanda.
Por isso, é preciso discutir sobre o tema e cuidar de nossas mentes. Há sofrimentos que podem ser prevenidos, dores que podem ser evitadas e exemplos que podem ser partilhados. As ações, orientações e reflexões a respeito das condições e características emocionais dos seres humanos mudam e salvam vidas!