Artigos e notícias

Cuidados com idosos


Embora muitos idosos façam questão de manter a sua independência, pessoas com idade avançada muitas vezes precisam de alguns cuidados gerais para tornar a vida mais agradável física e emocionalmente.

Cuidar de um idoso inclui, primeiramente, falar abertamente com ele para saber quais são as suas vontades e necessidades: viver sozinho, na casa de algum filho, com algum outro familiar, etc.

Para aqueles que preferem continuar a viver nos seus lares, os cuidados mais importantes passam pela segurança em casa. Certifique-se que a casa está bem iluminada e que existem luzes de presença para a noite; tenha em conta a disposição dos móveis para assegurar uma fácil mobilidade; evite tapetes escorregadios; adapte o banheiro com barras de apoio se achar necessário; coloque os números de telefone da família, vizinhos e amigos junto ao telefone, escritos em números bem visíveis e procure deixar tudo que eles mais utilizam no dia a dia ao alcance das mãos, em prateleiras mais baixas e acessíveis.

Vigiar e cuidar da saúde também é fundamental. Quer tenha ou não alguma doença ou problema de saúde, assegure-se que faça uma dieta alimentar equilibrada, realize algum tipo de exercício físico (de acordo com a idade, possibilidades e recomendações médicas), beba muita água e que tome corretamenteseus medicamentos. Sempre que possível, acompanhe o idoso ao médico e mantenha cópias do seu histórico de saúde, exames e medicamentos.

Outro ponto essencialé motivar o idoso a sair de casa ou manteralgum tipo de vida social: visitando ou recebendo amigos e familiares, fazendo uma caminhada ou qualquer outra atividade que lhe seja agradável. A companhia física, o carinho e uma boa conversa é o melhor presente que se pode dar.